POEIRA E COUNTRY

POEIRA E COUNTRY
No final dos anos 70 eu era fã de um programa de rádio chamado “Poeira e Country”, que começava às 6h da matina na Eldo Pop (futura 98 FM), no Rio, com o DJ Luiz Augusto (”com mucho gusto”, dizia ele). Começava com um galo cantando e era ótimo para começar o dia. Gravei vários programas em fitas cassete. Pena que as fitas foram para o beleléu.
Pelas fitas que eu tinha — e que ouvia repetidamente infinitas vezes — dava para perceber que alguns programas eram gravados direto de emissoras americanas, pois no final de algumas músicas eles cortavam meio abruptamente quando entrava o locutor local.
Em uma das canções ao vivo que eu mais gostava, o cantor começava ensinando a plateia a marcar o ritmo no backbeat. E depois emendava na clássica “Jambalaya”, interpretada pela Nitty Gritty Dirt Band. Depois de muitos anos sem ouvir essa rara versão, acabo de encontrá-la no Spotify:
https://open.spotify.com/track/1p41uBwIuOU6iG5neRvKVF
Só agora que fiquei sabendo que se trata da primeira faixa do LP “Stars and Stripes Forever”, de 1974.
https://en.wikipedia.org/wiki/Stars_%26_Stripes_Forever_(album)
https://en.wikipedia.org/wiki/Jambalaya_(On_the_Bayou)
Foi com essa gravação que conheci a banda e a canção, que também apreciei bastante na versão dos Carpenters, com a maravilhosa Karen em seu esplendor e os ótimos solos de flauta transversa e guitarra country:
https://youtu.be/t5ImncN-rQc
Só em 1996 fui saber que Jambalaya é o nome de um prato bem picante da cozinha Cajun da Louisiana. Experimentei-o finalmente naquele ano em New Orleans em um dos antológicos eventos da então Computer Associates, o CA World 96, de que voltei a participar nos dois anos seguintes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Jambalaya
http://bit.ly/2r8tY8t
De resto, a Elétrica Jati teve a generosidade de postar no YouTube o LP “Poeira e Country” completo, da Som Livre:
https://youtu.be/ACvYH9lWiTw
... dá para matar um pouco a saudade.
E tem também uma pequena playlist no Deezer:
https://www.deezer.com/br/playlist/1165491807
E vocês? Alguém aqui também madrugava e ouvia o “Poeira e Country”?
Comentários
Postar um comentário