“BRASILEIRO NOVO-RICO É MUITO BABACA” — Comentário de um amigo alemão:

“BRASILEIRO NOVO-RICO É MUITO BABACA” — Comentário de um amigo alemão:
“O cara de repente fica milionário e não sabe onde enfiar a grana. Então ouve falar que a Suíça é um lugar seguro. Aí vai lá o energúmeno, dá uma olhadela nas taxas bancárias, e se acha o cara mais esperto do mundo ao encontrar uma ótima oferta de serviços no HSBC. Afinal o Schweizerische Bankgesellschaft (SBG), vulgo União de Bancos Suíços (UBS), cobra caro. Sim, o otário quer privacidade, uma conta secreta. E, melhor ainda!, em um banco que tenha uma penca de agências aqui no Brasil. Mas esquece que o britânico HSBC é na verdade ‘HONG-KONG & SHANGHAI BANKING CORPORATION’, ou seja, não tem porra nenhuma da tradição suíça de discrição e sigilo. Deu no que deu”.
De fato, os suíços são casca grossa mesmo em matéria de segurança. Para se ter uma ideia, basta tentar navegar no centro bancário em Zürich usando Google Street View. Só estão disponíveis alguns curtos trechos de ruas. A agência da UBS, por exemplo, que fica na Banhofstrasse 45, não tem qualquer trecho de Street View por perto (experimente arrastar o bonequinho para a região, em <http://goo.gl/usXxAQ>).
Sim, mas sempre tem alguém que sacaneia. No caso, é a russa Olga Bushkova, fotógrafa sediada na cidade, que nos oferece uma linda fotoesfera noturna bem em frente à instituição <http://goo.gl/g8Smrk>.
Em tempo, esse papo de brasileiro novo-rico lembrou-me o causo de um político corrupto e ladrão que entrou nesse banco aí carregando uma mala e parou diante da caixa, uma senhorinha simpática de óculos. Ele se dirigiu a ela em inglês, falando bem baixo, quase sussurrando e com o corpo curvado, como se estivesse em operação altamente secreta:
— Boa tarde, senhora. Sou do Brasil. Será que vocês aceitam um depósito alto em dinheiro vivo? Tenho aqui comigo 1 milhão de dólares e quero depositar essa quantia agora — cochichou o larápio.
— Pode falar em voz normal e ficar à vontade, cavalheiro. Aqui na Suíça, pobreza não é crime — respondeu a caixa.
Pobreza na Suíça não é crime, assim como guardar o ouro de nazistas e todo tipo de ditador, genocida e salafrário desse planeta...
ResponderExcluirMarco Paganini tá misturando uma piada com a realidade :-)
ResponderExcluirCarlos Alberto Teixeira isso porque a a realidade é uma piada. :)
ResponderExcluirO Google Street View agora cobre a área da agência bancária central da SBG, acabo de checar
ResponderExcluir