TCHAU, TURMA DA IRINEU MARINHO

TCHAU, TURMA DA IRINEU MARINHO
Amigos, fui demitido do Globo ontem, ao voltar de férias. Aliás, já entrei de férias já com a pulga atrás da orelha e fiquei sabendo do passaralho de 19 de janeiro lá de longe, na roça. (Aos amigos e amigas copassaralhados, beijos e abraços. E sucesso!)
Foram quase 26 anos na casa. Em 1991, quando comecei como colunista, atuava como autônomo. Viajei muito pelo jornal cobrindo eventos de tecnologia em vários locais no mundo. Aprendi muito, cresci muito. Aliás, em uma dessas viagens, a convite da Intel em 2005, conheci uma jornalista niteroiense e encantadora com quem logo simpatizei. No ano seguinte, no mesmo evento, lá estava ela de novo. Que sorte. Papo vai, papo vem, e fomos parar na igreja em 2008.
Durante meu tempo de frila fixo do jornal meu sonho era um dia me tornar funcionário, coisa que só aconteceu em 2009, por uma improvável conjunção cósmica. Deixei de ser colunista, com liberdade quase total de temas, para me tornar jornalista, com pauta, regras e plantões. Mas era carteira assinada, novidade pra mim, que por dez anos tive firma própria.
Como antes de ser efetivado no jornal não tive emprego fixo por um tempão, assim que assinei contrato virei pra patroa, propus neném e ela topou. Nasceu Victor, nosso primeiro filho, em 2010, minha estreia como papai aos 50. Três anos depois, recebi um aumento que era exatamente o preço de mais uma creche. Propus mais um bebê e minha mulher gostou. Nasceu Luiza, em 2013.
Ou seja, em parte graças ao Globo, recebi do destino os dois maiores tesouros da minha vida. Sou e serei eternamente grato ao jornal por isso. Mas devo gratidão também às pessoas especiais que me abriram portas, me receberam, ensinaram, redirecionaram e me enriqueceram. Minha gratidão eterna a Cora Ronai, Jorge Vismara, Nelson Vasconcelos, Elis Monteiro, Cristina Alves, william edward helal Helal, Duda Diniz, Sergio Maggi e à querida jovem equipe de mídias sociais da casa. Sou grato também a todos os eles e elas que estiveram comigo no 35 e no 70.
Amei cada dia em que trabalhei no jornal. Mesmo rosnando um pouco nos plantões, quase sempre havia algo novo e interessante. E sentirei muita, muita saudade. Saudade de tudo e de todos da Irineu. Sim, sonhei muito em me mudar para o prédio novo, sentir o ar condicionado brotar do piso e sentar numa cadeira canadense. Mas não deu. Só vi a redação a pleno vapor ontem por poucos minutos. E digo de coração, está lindaça. Bela obra, ótima mudança.
O Globo está se reinventando, ficando mais enxuto, renascendo. E me parece estar fazendo tudo certinho para sobreviver à crise no setor, que é de âmbito mundial. Só que, nesse certinho, dançaram muitos colegas queridos, competentes e grandes cabeças-corações. E eu fui junto. É do jogo. Agora é minha hora de renascer.
Em meados de 2016 abri a firma “Catalisando Conteúdo”, pela qual escrevo, apresento, palestro, traduzo, reviso, midiatreino, redesocializo, audiovisualizo, foto-doc-scan-organizo, analiso, programo, testo, configuro, conserto e aconselho. Se precisarem ou souberem de alguém que precise dos meus serviços, o contato é catalisandoconteudo@gmail.com. Para fofocas, causos e ombro, é carlosalbertoteixeira@pobox.com, ou no (21) 9-8876-3676.
Pra você que aguentou ler tudo, minhas melhores energias e saudades.
- c.a.t.
Boa sorte na nova fase da vida, amigo CAT! Tudo de bom pra voce e familia.
ResponderExcluirA globo perde uma grande cabeça. Que seu novo caminho seja iluminado! Grande abraço!
ResponderExcluirMeu abraço, amigo. Isso aí, reinvente tudo de novo, sempre. Estou aqui pra qualquer chamado!
ResponderExcluirBoa sorte e sucesso!
ResponderExcluirBoa sorte, CAT ! Te acompanho a muitos anos ! Sucesso sempre !
ResponderExcluirUm cara como você vai se dar bem em tudo que fizer. Abração!
ResponderExcluirBoa sorte, Immergut!
ResponderExcluirQuerido irmão do Sol e da Lua,
ResponderExcluira gangorra da vida as vezes nos oferece a paisagem do alto, as vezes temos que encontrar o chão para dar um novo empurrão pra cima...
Conheço o amigo o suficiente para dizer que vc vai continuar brilhando como sempre o fez...
O nome do jogo é: Bola pra Frente...!!!
Acompanho você, pelo jornal, há muitos anos e aprendi muito com suas colunas (C@T). Boa sorte, tudo de melhor pra você e sua família linda. E, sim, continuamos seguindo você aqui. Um abração.
ResponderExcluirTô triste por demais da conta...
ResponderExcluirBoa sorte amigo trabalhei no Globo oito anos.Pedi demissão e fui aventurar. Trabalhei em vários, a época era bem outra, dava para fazer loucuras. Muito boa sorte e SUCESSO.
ResponderExcluirLamento. Boa sorte no novo recomeço.
ResponderExcluirQuando vi a reportagem na GloboNews sobre a reformulação das edições de mídia, logo pensei que haveriam cortes, mas não imaginei que chegariam em Carlos Alberto Teixeira (CAT). Me faz lembrar do filme "A vida secreta de Walter Mitty" . Uma pena para o Globo.
ResponderExcluirhttps://goo.gl/search/A+Vida+Secreta+de+Walter+Mitty
Boa Sorte CAT, sucesso nessa nova caminhada!
ResponderExcluirMuito da minha paixão pela informática eu devo à sua coluna no caderno informática etc, na década de noventa. Lia e me deliciava antes mesmo de ter um computador ou saber o que era internet. Boa sorte nos novos caminhos, c@t!
ResponderExcluirGrande CAT,
ResponderExcluirSou admirador de seu texto e posts bem-humorados; desde o tempo da turma do BBS do Rio e encontros no Leme.
Sorriso largo, abraço afetuoso - e o chopp bem gelado - são lembranças dos amigos daquele convívio com vc.
Para sua jornada adiante, deixo aqui o estímulo sempre sábio e conciso de Cora Coralina:
“Dizia meu avô:
Quando as coisas ficam ruins,
é sinal de que o bom está perto.
O ruim está sempre abrindo passagem
para o bom.
O errado traz muita experiência
e o bom traz às vezes confusão:
‘Nem sempre assim nem nunca pior’.
Abração...e manda pirão!
Sigmar Frota Lindas palavras do poema. Muito obrigado! Abração saudoso.
ResponderExcluirCccxxoo9como ette cccxcxxçcxcçc t cvvrccc mm ex c o
ResponderExcluirCAT..... Sempre li seus escritos que muito me ajudaram em minha vida profissional. Fica aqui o meu muito obrigado e um sentimento de quem perdeu não é nem foi você. Foi as Organizações Globo pois com seu conhecimento e profissionalismo será difícil senão impossível alguém que venha acompanhar a evolução que teremos pela frente com a experiência de mão na massa que poucos como você tem.....
ResponderExcluirLink e Tel anotados... E Antenas ligadas.....
Que a Força esteja conosco!!!!!
Felicidades, Sucesso e um forte e afetuoso.
abraço.
Sigmar Frota, que lindo e inspirador poema!
ResponderExcluirLuiz Leite muito obrigado pelas suas palavras! E, sobretudo, obrigado por sua generosa leitura durante tantos anos. Abração fraterno e minhas melhores energias para você e suas família.
ResponderExcluir