PRA QUÊ UMA PÁGINA WEB PARA CADA NOTA FISCAL?

PRA QUÊ UMA PÁGINA WEB PARA CADA NOTA FISCAL?
Fui lanchar com a família no McDonald’s e foi emitida a nota fiscal anexa. Ela traz um QR code que é traduzido em um link gigante que, encurtado, é: http://bit.ly/notamcdonalds. Clique nele e você verá especificado direitinho tudo que consumi nessa visita à lanchonete.
Isso significa que, para cada nota fiscal emitida, seja por este ou por qualquer outro estabelecimento, além dos registros internos que precisam ser mantidos por razões legais, existe uma página web, provavelmente criada dinamicamente “on the fly” para cada consulta por meio do QR code.
Ou seja, os servidores da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro estão gastando recursos com algo virtualmente inútil. Sou levado a crer que esses recursos são pagos com o dinheiro do contribuinte. Estou errado?
Então pergunto. Alguma vez, fora a mera curiosidade, você consultou o QR code de sua nota fiscal para alguma finalidade útil?
Algo deve estar me escapando, pois não vejo absolutamente nenhuma necessidade disso. Será que alguém aqui conseguiria me explicar o motivo de existir tal serviço que à primeira vista me parece totalmente desnecessário?
A finalidade da consulta na Secretaria da Fazenda é verificar a autenticidade na nota fiscal eletrônica, pois esta é emitida por uma impressora térmica comum e não por um ECF (emissor de cupom fiscal). A parte variável da URL é tratada como parâmetro no acesso a um único site. Os recursos não variam em função do número de endereços criados e sim em função do número de acessos simultâneos.
ResponderExcluirMais crítico é o fato de a nota ser emitida em contingência (em muitos estabelecimentos esta contingência é permanente), anulando as vantagens da nota fiscal eletrônica ao consumidor em relação ao cupom fiscal e impedindo a verificação da autenticidade antes que esta seja enviada à SEFAZ e autorizada.